A manhã desta quinta-feira (29) foi um marco histórico para o município de Guamaré com a realização de sessão solene na sede do Poder Legislativo Municipal, que celebrou a implantação da Sala Lilás e a instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara.
A solenidade foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Eudes Miranda, e contou com a presença da secretária do Gabinete Civil, Afilza Freire, representando o Prefeito Hélio Willamy, do delegado Arisson Gonzaga (Deam Macau e 59ª Delegacia Municipal), que representou o delegado regional de Polícia Civil, Dr. Sandro Régis, além da delegada aposentada e Secretária da Mulher no município de Extremoz, Sheila Freitas.
A secretária de Assistência Social do município, Larissa Mayara também fez parte da composição da mesa de autoridades da sessão que contou ainda com as presenças de outros secretários de pastas importantes da gestão municipal e dos vereadores, Carlos Câmara, Dedezinho e Genilson Gomes.
Pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, participaram a assistente social, Edileuza Andrade e a assessora de Comunicação Sayonara Alves. A propositura da Procuradoria da Mulher em Guamaré foi de autoria da vereadora Eliane Guedes, que assume o cargo de Procuradora da Mulher no município.
“A Procuradoria da Mulher nasce hoje como um instrumento de fortalecimento da cidadania, da defesa dos direitos e do acolhimento às mulheres, reafirmando o compromisso desta Casa Legislativa com a garantia de direitos e o combate a todas as formas de violência”, declarou Eliane Guedes.
Além da Procuradora Especial, Eliane Guedes, o espaço de acolhimento passa a contar com uma equipe composta pela Procuradora Adjunta, Lanna Maria Felix Teodoro, Procuradora Adjunta, Elaynne Beatriz de Melo Carmo e pela coordenadora, a advogada Sibilla Danielle Amaral.
Durante a sessão, a delegada Sheila Freitas enfatizou a relevância da nova estrutura: “A Procuradoria da Mulher da Câmara de Guamaré é um marco na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência deste município, e vem se somar aos demais equipamentos existentes, numa rede de enfrentamento à violência, para salvar vidas”, ressaltou.
Sala Lilás
Com a instalação da Procuradoria da Mulher, a Câmara Municipal recebe a Sala Lilás e Guamaré passa a integrar o grupo de municípios potiguares que contam com esse espaço de acolhimento humanizado para mulheres em situação de violência.
Com informações: Assecom/CMG