A Câmara Municipal de Guamaré tem usado as suas redes sociais para divulgação da campanha Setembro Amarelo, de combate e prevenção ao suicídio, levantando algumas questões relacionadas ao enfrentamento do problema.
O presidente da Casa, vereador Eudes Miranda ressaltou que as estatísticas são assustadoras e que apontam para um alto número de pessoas com transtornos mentais, especialmente crianças e adolescentes com ansiedade, depressão, automutilação e pensamentos suicidas.
“Não é apenas uma questão de saúde pública, mas passa pela questão social, educacional, de segurança. É preciso que isso seja pautado dentro das leis orçamentárias para assegurar o efetivo cumprimento de políticas públicas voltadas a saúde mental”, sugeriu o parlamentar, lembrando que o município tem profissionais na rede pública de saúde e na educação, que tem se dedicado a essa causa.
Segundo estudos recentes, a pandemia da covid-19 piorou a situação, mas a prevenção precisa ser o ponto de partida para enfrentar o problema. “Aprendemos que a prevenção a saúde é o melhor remédio para qualquer doença grave. É o primeiro passo a ser dado”, concluiu Eudes Miranda.
Com informações Assecom/CMG.