A Câmara Municipal de Guamaré realiza nesta sexta-feira (29), uma sessão solene histórica para a instalação da Procuradoria da Mulher, seguida da inauguração da sala destinada ao funcionamento do novo órgão. O espaço será voltado à promoção, defesa e garantia dos direitos das mulheres, fortalecendo o compromisso do Legislativo com a cidadania e a justiça social.
Durante a cerimônia, também será implantada a Sala Lilás, ambiente especialmente dedicado ao acolhimento e à proteção de mulheres em situação de violência. O objetivo é oferecer apoio humanizado e integrar a rede de atendimento existente no município.
A programação contará com a presença da delegada Sheila Freitas, que ministrará palestra e oferecerá qualificação para a equipe da Câmara e demais profissionais que integram a rede de apoio local, contribuindo para o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
A criação da Procuradoria da Mulher em Guamaré é fruto de propositura da vereadora Eliane Guedes, aprovada pelo plenário, e oficializada por meio da Resolução nº 003, de 20 de agosto de 2025, assinada pelo presidente da Casa, vereador Eudes Miranda. A resolução entrou em vigor com a nomeação imediata da Procuradora da Mulher.
A solenidade representa um marco para o município, reforçando o compromisso da Câmara Municipal em implementar políticas públicas voltadas à proteção e valorização da mulher guaramerense.