Início Servidores da Câmara de Guamaré participaram de treinamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Com o retorno das atividades no plenário da Câmara Municipal de Guamaré, o serviço de emissão da da nova Carteira de Identidade Nacional também será retomado, após o treinamento do Itep ofertado para servidores da casa sobre o sistema operacional da nova Cédula de Identidade. Com objetivo de transformar a identificação do cidadão, a CIN […]

16/02/2024 9h26 Atualizado há 2 meses atrás

Com objetivo de transformar a identificação do cidadão, a CIN terá padrão nacional e número único para todas as unidades da federação, utilizando o CPF como número único. Dessa forma, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil.

No treinamento oferecido na Central do Cidadão de João Câmara, os servidores da Câmara
Municipal de Guamaré aprenderam a utilizar o novo software e tiraram dúvidas sobre a emissão da Carteira de Identidade Nacional.

Parceria

Por meio de parceria com o Itep, Prefeituras e Câmaras emitem documento de identidade.  No Poder Legislativo, também participa desse convênio a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN).

Retomada

Na Câmara de Guamaré, que emitiu cerca de 1.550 documentos de identidade em 2023, o serviço foi suspenso em dezembro para adequação ao novo sistema da CIN.

O retorno das atividades de emissão do documento está programado para o dia 27 de fevereiro, na Escola do Legislativo, em Guamaré-RN.

“É um serviço importante que a Câmara de Guamaré passou a oferecer na nossa gestão, com foco na promoção da cidadania”, avalia o presidente da Casa, vereador Eudes Miranda.

Saiba mais sobre a nova carteira de identidade

Para além de um documento de identificação, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.

A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.

Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

Com informações Assecom/CMG